IOT “internet of things”

   
Carga Horária 8 horas
Idioma Material Português

Público alvo

Público alvo

Este curso é destinado a engenheiros, analistas de sistemas, programadores, pesquisadores e empresários que estão interessados nos fundamentos, o impacto e as potencialidades da Internet das Coisas. O curso também será valioso para aqueles com um interesse geral na “Internet das Coisas”, M2M (Machine to Machine) e da Indústria 4.0

Conteúdo

Conteúdo

Neste curso o aluno vai aprender de uma maneira muito dinâmica todas os aspectos envolvidos em um ecosistema de IOT. O curso abordará os principais conceitos do IOT.

Será desenvolvido em um formato de jogo de negocio, onde os alunos serão agrupados em equipes , cada equipe desenvolvera um Canvas* (Business Model) para uma empresa de IOT que sera analisado no final e a equipe vencedora ganhará um diploma de melhor equipe do curso.

Como funciona?

Como funciona?

  • Mercado de IOT e seus principais desafios;
  • Transformação que o IOT trará para nossas vidas;
  • Principais componentes do IOT (software & hardware);
    • O hardware ou Things (coisas) são os pontos iniciais das cadeias do IOT. Podem ser sensores como de temperatura, passagem de líquidos, luminosidade, pH, pressão e também atuadores, como uma luz que acende, válvula de passagem de líquidos ou gases, um painel luminoso com alguma informação ou até um robô de uma linha de montagem.
    • A conectividade dos Things ou coisas é um fator importante e hoje temos uma variedade muito grande de tecnologias que podem ser usadas para cada tipo de aplicação. Por exemplo, 3G, WIFI, LTE, LORA, incluindo dados enviados por satélite.
    • Todas estas coisas precisam se comunicar e usam protocolos para isso. O curso vai mostrar quais os protocolos mais usados nesta comunicação.
    • Veremos um dos fatores mais importantes nestas comunicações, a segurança dos dados que esta trafegando e quais as melhores práticas.
    • Aplicações que tratam de dados de diversas pessoas, e não de equipamentos ou sensores de meio-ambiente, além de abordar sobre o paradigma da privacidade.
    • Apresentação das principais plataformas que existem hoje e que habilitam você a iniciar o uso de IOT. Além de mostrar as principais características que uma plataforma deve ter para que possa montar a sua própria plataforma de aquisição, armazenamento e análise de dados.
    • Aspectos que as interfaces de usuário devem ter, como por exemplo, funcionalidades que um APP para celular deve ter para interagir com o seu ambiente IOT.
  • No curso, analisaremos uma ideia e a criação de um modelo de negócio em IOT, com a escolha da melhor abordagem de mercado, Technology Driven ou Business Driven, incluindo balanceamento de gastos em Capex ou Opex.

embarcadero logo